Esclareça dúvidas frequentes na hora de financiar apartamento do MCMV

O programa permite mais de uma pessoa dividir o financiamento de um mesmo imóvel
O programa permite mais de uma pessoa dividir o financiamento de um mesmo imóvel
Foto: Divulgação

No início do ano, o “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) passou por mudanças para facilitar o acesso dos brasileiros ao sonho da casa própria. Como as dúvidas dos futuros proprietários aumentaram, o EXTRA ouviu especialista do setor imobiliário e esclarece a seguir alguns questionamentos frequentes sobre o processo de financiamento:

Atrasei a prestação, e agora?

Se houver atraso no pagamento das prestações do MCMV, os valores das parcelas terão um acréscimo de 2% ao mês. Segundo o especialista em direito imobiliário Arnon Velmovitsky, caso o consumidor atrase duas ou mais parcelas, ele poderá perder o imóvel mediante notificação prévia:

– Também irá impossibilitar que outro financiamento seja feito. Por isso, recomenda-se a quem está nessa situação que regularize a fatura o quanto antes. A sugestão é procurar a agência da Caixa mais próxima.

Já tenho imóvel financiado pelo governo, posso participar do MCMV?

Quem já recebeu algum tipo de incentivo do governo, como parte do pagamento do imóvel ou redução da taxa de juros, não pode ser beneficiado pelo programa.

Posso dividir o financiamento com alguém?

De acordo com o especialista, é possível mais de uma pessoa dividir o financiamento de um mesmo imóvel:

– A aderência de outra pessoa no financiamento a coloca, também, como proprietária do imóvel e, por conta disso, não poderá solicitar outro financiamento de imóvel com recursos do governo. Na composição de renda devem ser somados os salários de todas as pessoas que vão morar no imóvel, independentemente delas participarem do financiamento.

Não tenho carteira assinada, o que fazer?

Segundo a Caixa Econômica Federal, a análise da renda dos proponentes é feita no momento da entrevista, junto ao agente concessor do crédito. Portanto, é possível comprovar renda sem ter carteira assinada.

Os documentos utilizados para comprovação são relacionados ao tipo de atividade econômica do cliente. Para profissionais liberais é preciso apresentar a declaração de imposto de renda com o respectivo protocolo de entrega à Receita Federal, do contrato de prestação de serviços acompanhado dos comprovantes de recebimentos dos últimos seis meses e do comprovante de contribuição ao INSS dentro do Regime Geral de Previdência Social.

Fonte: Extra